Foram encontrados 203 registros para a palavra: aedes aegypti

Univasf iniciou hoje (19) ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com mutirão de limpeza no Campus Sede

As ações da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de combate ao mosquito Aedes aegypti começaram na manhã de hoje (19), Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. Um mutirão de limpeza, realizado no Campus Sede, em Petrolina (PE), deu início à campanha “Univasf sem Aedes”. Um grupo com cerca de 20 funcionários terceirizados participou desta primeira ação, que promoveu a varredura e a limpeza de áreas externas do campus. O lançamento oficial da campanha “Univasf sem Aedes” será realizado nesta segunda-feira (22), às 9h30, na sala do Conselho Universitário (Conuni), com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e será transmitido ao vivo pela TV Caatinga

A ação de hoje teve início com a apresentação do programa “O Causo é Sério - Dengue” da TV Caatinga, WebTV da Univasf. O vídeo, apresentado pelo contador de causos Clenio Sandes, mostra a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti , que é transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em seguida, o grupo se reuniu no auditório do Siass Univasf para uma apresentação sobre a importância do combate ao mosquito dentro e fora da Universidade. O reitor Julianeli Tolentino e integrantes da Comissão instituída pela Portaria N° 54/2016 (disponível no link abaixo) responsável pela mobilização contra o Aedes aegypti na instituição acompanharam o início das atividades. 

O mutirão percorreu o Campus Centro da Univasf para coletar objetos que possam acumular água e identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti . Os pontos foram fotografados para realização de análise da Comissão da campanha, que irá discutir as ações para combatê-los. O mutirão de limpeza foi orientado pelo coordenador de Supervisão, Operações e Serviços da Prefeitura Universitária, Ozevaldo Santos. 

Para o funcionário terceirizado Sebastião Eduardo da Silva, é necessário que as pessoas se unam e realizem esse tipo de atividade para combater esse problema no Brasil. “Nós que estamos na Univasf temos que também nos unirmos e esse mutirão foi muito bom, porque foi todo mundo fazer a limpeza com alguém indicando e passando para a gente”, ressaltou. 

A gestante e funcionária terceirizada Jéssica Nayara da Silva se preocupa bastante com a epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e em especial em relação à zika, associada aos casos de microcefalia em recém-nascidos. “Eu achei ótimo, porque é muito necessário o combate do mosquito e essa é uma ação para nós mesmos nos protegermos. Inclusive, por estar grávida, me preocupo muito”, afirmou. 

A comissão interna de mobilização em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti foi criada na última terça-feira (16) e é formada por oito servidores da Univasf. O objetivo é promover diversas ações ao longo dos próximos meses em todos os campi da Univasf e junto à comunidade externa, na campanha “Univasf sem Aedes”.  ..

Espaço do Leitor: Na luta contra o Aedes aegypti.

Sabendo o que está acontecendo em todo território nacional brasileiro sobre o mosquito Aedes aegypti, considerado vector de doenças graves, como denguefebre zica e chikungunya. Um mosquito  que está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano; consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, e como sua prevenção está sendo tratada como caso de saúde pública, presencie um fato de tamanha indignação.

Neste domingo, 21 de fevereiro de 2016, fui ao hiper mercado GBarbosa localizado no bairro Coréia, próximo a canteiro de obras. No meio do caminho encontrei possíveis focos do mosquito, como água parada. Então venho através deste veiculo fazer um apelo para o combate a endemias ou ao próprio hiper mercado tentar resolver essa questão...

74ª CIPM NA GUERRA CONTRA O AEDES AEGYPTI

Na manhã do último sábado, dia 20 de fevereiro de 2016,  policiais militares da 74ª CIPM juntamente com agentes da Coordenadoria de Endemias de Juazeiro, realizaram campanha de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti no bairro João Paulo II. Com o objetivo de conscientizar a população do bairro sobre a importância de combater este mosquito, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, diversas casas no bairro foram visitadas pelos agentes e pelos policiais, que conversaram com os moradores e entregaram panfletos contendo orientações sobre as medidas necessárias em ambiente doméstico para se evitar a reprodução do mosquito. ..

Petrolina realiza no próximo dia 27 campanha contra o Aedes aegypti

Vencer o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da febre chikungunya e zika vírus se tornou uma das prioridades da saúde pública no Brasil. A unidade do Sest Senat de Petrolina sai na frente e promove no próximo dia 27, o "Dia D" da campanha de combate a este mosquito que vive bem próximo ao ser humano.

A campanha foi deflagrada na última segunda-feira (15), após uma palestra com o supervisor do Conselho Regional Nordeste III do Sest Senat, Wagner Maciel e o diretor da Unidade, Marcílio Cavalcanti. "De hoje até o "Dia D", estaremos orientando e alertando sobre a importância de vencer esta guerra, seja com palestras educativas e exibição de slides no início de cada aula dos nossos cursos, seja na conscientização dos usuários através dos profissionais que atendem nos consultórios da Unidade e nas áreas de lazer e esportes", adiantou o supervisor...

Escolas Municipais de Juazeiro se mobilizam no combate ao mosquito Aedes aegypti

Alunos das escolas municipais de Juazeiro entraram nesta sexta-feira (18), na mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha foi lançada no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, em Juazeiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Rui Costa e do Prefeito Isaac Carvalho.

Nas atividades, supervisionadas por professores e equipes das secretarias de Saúde e Educação, as crianças e adolescentes visitaram várias residências, orientaram as famílias, distribuíram material informativo e publicitário sobre o combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus...

SIHS disponibiliza 0800 para denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti

 
A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) entrou na mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A partir de agora, a população de todo o estado pode denunciar possíveis focos, ligando gratuitamente para a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), através do 0800 07 53 226, que funciona nos dias úteis, das 7h às 19h, ou para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), no 0800 0555 195 (funcionamento 24 horas). As duas autarquias são vinculadas à SIHS.
 
"Estamos todos engajados na prevenção e combate ao mosquito e, por se tratar de uma questão mundial de utilidade pública, vamos nos unir. A SIHS vai disponibilizar os seus 0800 e, recebendo denúncias, repassará para os órgãos estaduais competentes, de forma a extinguir os focos e, consequentemente, reduzir os índices da dengue, chikungunya e do zika vírus", destaca o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.
..

Secretaria de Saúde realiza ação de combate ao Aedes aegypti em escola no João de Deus

Cerca de 500 crianças, de 6 a 11 anos, participaram de uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira (19), na Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva, João de Deus. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde de Petrolina, dentro da Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes aegypti.

"As crianças são grandes multiplicadoras da informação. Então, de maneira lúdica, nós procuramos orientá-las sobre cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes e sobre os sintomas das doenças transmitidas por ele, para que, em casa, essas crianças possam repassar as informações aos seus pais", pontuou a secretária de Saúde, Lucia Giesta, sobre o objetivo da ação...

Campanha nacional contra Aedes aegypti é lançada em escola da PM em Juazeiro

 
A campanha nacional de mobilização da comunidade escolar contra o Aedes aegypti foi lançada no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, em Juazeiro, no norte da Bahia, nesta sexta-feira (18), com a presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Rui Costa. Cerca de 400 alunos assistiram a uma aula com a presidente sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, em especial a zika. 
 
Na ocasião, Dilma convocou as crianças e os jovens a serem multiplicadores das informações da campanha. “Eu estou fazendo um apelo para vocês ajudarem os pais e mães de vocês a, uma vez por semana, dedicarem 15 minutos para olharem todos os lugares onde o mosquito pode nascer e crescer. Peço a vocês que falem com seus amigos, parentes e vizinhos para que a gente possa combater este mosquito. Ele não pode ser mais forte que um país inteiro. Nós vamos combater o mosquito e temos a certeza de que ele não é mais forte que todos nós juntos”. 
 
Já Rui destacou que o Aedes aegypti, antes de morrer, não se desloca mais de 200 metros do lugar onde nasceu. “Quando olhamos os dados das pessoas que tiveram dengue, zika ou chikungunya, 90% foram contaminadas em sua própria casa, então é preciso que todo mundo faça uma vistoria geral na sua residência. Se tiver algum vizinho que não cuida, a pessoa pode ligar para a prefeitura. A presidente Dilma lançou um decreto que permite que um agente de saúde, acompanhado de uma autoridade, possa entrar na casa e tomar as providências contra o mosquito”.
 
Pesquisas 
 
Segundo a presidente, o governo está investindo para desenvolver vacinas e buscando outras formas de vencer o Aedes. “Aqui em Juazeiro tem uma das fábricas mais importantes de mosquito do nosso país, a Moscamed, que produz o mosquito estéril. Ele cruza e não produz filhotes, ou também pode carregar uma doença para matar outros. Queremos usar o que o mosquito faz para matá-lo”, afirmou. 
 
Dilma também explicou que o Ministério da Saúde identificou, a partir do aparecimento da zika, um aumento do número de casos de microcefalia. “No dia 1º de fevereiro deste ano, a Organização Mundial de Saúde declara que há uma epidemia de zika e microcefalia e que isso é uma emergência de saúde pública internacional”. 
 
De acordo com a presidente, os casos de zika são registrados, em sua maioria, na costa dos estados nordestinos, mas estão sendo cada vez mais frequentes no resto do país. Antes da aula, Dilma e Rui visitaram a biofábrica Moscamed Brasil, responsável pela produção de mosquitos transgênicos do Aedes aegypti.
 
Biofábrica  
 
Com investimento de R$ 1,2 milhão por ano, por meio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Moscamed realiza o cruzamento dos transgênicos machos com fêmeas silvestres do Aedes, gerando mosquitos estéreis ou que morram antes de chegar à fase adulta. Atualmente, a fábrica tem a capacidade de produzir de 4 a 5 milhões de mosquitos por semana, o que é suficiente para controlar uma área de até 100 mil habitantes.
 
O Aedes é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika, esta última causadora de problemas de gestação, que incluem morte do feto e nascimento com microcefalia. Até 13 de fevereiro, 744 casos de microcefalia foram notificados em 121 municípios da Bahia, por meio do Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP). Dos 744 casos, 161 foram investigados com a realização de exame de imagem, sendo 107 confirmados e 54 descartados.
 
Ações do Estado
 
O Governo do Estado vai disponibilizar 200 mil testes rápidos para detecção de dengue e chikungunya. Associado a um smartphone com GPS, o teste rápido permite, simultaneamente, o georreferenciamento (Google Maps) dos casos, a fim de controlar rapidamente os surtos. O procedimento foi uma ação inédita no país e os primeiros municípios a dispor do teste rápido foram Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e Ribeira do Pombal. 
 
Outra ação do Estado é o Caça Mosquito, aplicativo desenvolvido para que os usuários enviem fotos de locais onde há possíveis focos do Aedes. Mais de R$ 13 milhões estão sendo investidos pelo Governo da Bahia no combate ao Aedes, incluindo campanhas educativas e capacitação para supervisores no trabalho de campo. Os municípios também receberam incentivo financeiro de R$ 3,7 milhões. 
 
..

CASARÃO ABANDONADO NO CENTRO DE PETROLINA VIRA PONTO PARA USO DE CRACK E CRIADOURO DO AEDES AEGYPTI

Olá Geraldo e equipe do Blog,

Na última quarta-feira, 17/02, visitei alguns amigos na Avenida Fernando Góes, próximo a antiga Casa da Criança centro de Petrolina e em conversa fui informado da existencia de um casarão abandonado na mesma Avenida número 23. Fui até o local e pude constatar que realmente a residência está abandonada servindo de lixão, criadouro do aedes aegypti e local para uso de crack e outras drogas...

Deputado Roberto Carlos fala sobre a importância de combater o Aedes aegypti

Com o objetivo de combater os, Aedes aegypti, insetos transmissores de doenças como a dengue, febre amarela, febre zica e chikungunya, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, falou, nesta quinta-feira (18), sobre a importância da sociedade unir-se para combater este mal.

Segundo o parlamentar, é de fundamental importância aumentar a conscientização e orientação da população para eliminar os criadouros do mosquito, em todo o país. “Quantas vezes, encontramos por algum descuido, recipientes acumulando água parada, como latinha, garrafa PET e pneus? O maior remédio, sem dúvida, são as ações preventivas. Precisamos do empenho de todos nesta luta”, disse o deputado...

Rotary Clube reúne instituições para luta de combate ao Aedes aegypti

A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya ganha corpo em várias cidades do país. Em Juazeiro, Norte da Bahia, os Clubes Rotary Juazeiro e Rotary Juazeiro São Francisco se uniram e convocaram 45 instituições para reforçar a luta contra o mosquito.

Durante a primeira reunião na última segunda (15) na sede do Rotary Juazeiro São Francisco, entidades como Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Exercito, Marinha, Igrejas, Prefeitura Municipal, Irpaa, Agrovale, Codevasf, Dires, Policia Civil, Sebrae, Secretarias de Saúde, Educação, SAAE, lideranças comunitárias entre outras apresentaram sugestões e se comprometeram  para a elaboração de um  plano de trabalho...

Presidente Dilma Rousseff participará de palestras em Juazeiro nesta sexta-feira. A ação está entre as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti

Com o intuito de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município de Juazeiro e também o aumento de casos de dengue, Chikungunya e do vírus Zika, o setor de Vigilância e Promoção a Saúde do município estará desenvolvendo até o próximo sábado (20) diversas ações de conscientização nos bairros da cidade.

Na sexta-feira (19), os trabalhos contarão com a presença da presidente Dilma Rousseff, que também virá a região para a inauguração de mais um empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida na cidade em Petrolina. Durante sua passagem por Juazeiro, Dilma irá participar de uma palestra na empresa Moscamed, conhecida pelo desenvolvimento da técnica que modifica geneticamente o mosquito Aedes aegypti impedindo a sua proliferação, e também discursará em uma escola municipal sobre como prevenir o crescimento de focos do mosquito...

PETROLINA: Secretaria de Saúde aposta em espetáculo sobre o combate ao Aedes aegypti

Com o objetivo de ampliar as ações de conscientização para o combate ao Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com a Secretaria de Turismo, está articulando a construção de um espetáculo teatral com os Agentes Comunitários de Saúde.

Em reunião, com atores e o secretário de Turismo, Iuric Pires, a secretária de Saúde, Lucia Giesta, definiu as primeiras ações. "Inicialmente serão selecionados 10 agentes que queiram e tenha afinidade com a dramaturgia para participarem. O objetivo é levar a mensagem de que todos devem se unir para enfrentar a proliferação do mosquito. Estamos lançando mão de todas as estratégias possíveis para atingir a população como um todo", explicou Lucia...

Sistema de tratamento de água de chuva também contribui no combate ao Aedes aegypti

O armazenamento inadequado da água proporciona o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. No norte baiano, uma tecnologia testada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), voltada para captação e tratamento de água de chuva, também é uma importante aliada para o combate ao mosquito.

O sistema foi desenvolvido por técnicos da superintendência regional da Companhia em Juazeiro. Segundo o analista em desenvolvimento regional da Codevasf, Joselito Menezes de Souza, a tecnologia foi projetada com acessórios e dispositivos que impedem a entrada e proliferação de mosquitos...

Casa Nova inicia Semana mobilização e conscientização em combate Aedes aegypti

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou neste sábado, 13, a "Semana Mobilização em combate Aedes aegypti", mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chijungunya. Uma atividade no centro da cidade foi realizada com a distribuição de panfletos, cartazes, adesivos e contou com a participação do Exercito Brasileiro.

De acordo com o secretário da pasta, Luiz Rezende, a semana tem como objetivo conscientizar a população e alertar a necessidade de impedir a proliferação do mosquito que transmite a doença e evidenciar o trabalho já realizado pelo setor. "A postura da Secretaria Municipal de Saúde e de toda a prefeitura, orientado pelo prefeito Wilson Cota, é continuar com nossas ações e intensificar os trabalhos. Não podemos perder tempo e deixar que o mosquito se prolifere. Não estamos medindo esforços todas as secretarias estarão envolvidas nesse trabalho, é um pedido do prefeito.", comenta...

Petrolina promove grande ação de combate ao Aedes aegypti

Quem andou pelas ruas do São Gonçalo, Jardim Petrópolis e Alto da Boa Vista no último sábado (13), percebeu uma movimentação diferente. Os bairros foram invadidos por centenas de pessoas no Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O mutirão, com ações educativas, identificação e tratamento de focos e criadouros do mosquito, contou com a participação da secretária de saúde, Lucia Giesta, do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Aloísio Guapindaia, do comandante do 72° Batalhão de Infantaria Motorizada (72 BIMtz), tenente-coronel Welton Gomes Maia Junior, militares do Exército, Agentes de Combate às Endemias, servidores municipais e estaduais...

Cerca de mil casas foram atendidas no bairro Dom José Rodrigues na Mega Operação contra o Aedes Aegypti em Juazeiro

Cerca de 100 pessoas, entre militares da Marinha e Agentes de Endemias do município de Juazeiro estiveram nas ruas do bairro Dom José Rodrigues no último sábado (13) na Mega Operação todos contra o mosquito Aedes Aegypti. Mais de mil casas do bairro foram visitadas. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde do Estado e Governo Federal.

As famílias visitadas receberam orientações para que recolham todo tipo de lixo inservíveis da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de Aedes aegypti. As equipes do SAAE e da SESP também estiveram na comunidade drenando águas da chuva e recolhendo todo o lixo do bairro.  ..

Rui participa de mobilização pelo combate ao aedes aegypti em Porto Seguro

Alegria da música de uma charanga atraiu os quatro mil moradores de Vila Valdete, em Porto Seguro, no extremo sul do estado, para participar da ação de mobilização nacional, neste sábado (13), de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

A presença de autoridades como o governador Rui Costa, o capitão de Corveta e delegado da Capitania dos Portos do município, Marco Aurélio Gatzenmeier, que representou as Forças Armadas, do secretário Nacional da Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e da prefeita Cláudia Oliveira, demonstrou a importância da iniciativa. Na ocasião, a prefeitura e a Veracel assinaram convênio para a construção de um Centro de Controle de Zoonose, com investimento da iniciativa privada. Rui disse que a mobilização está ocorrendo no País inteiro, liderada pela presidente Dilma. "É uma mobilização da cidadania para a saúde. O povo brasileiro está demonstrando que o mosquito não vai vencer o povo brasileiro. Todos precisamos nos proteger dessa doença e não deixar o mosquito nascer"...

Interior se engaja nas ações de combate ao aedes aegypti

Mais de 150 mil casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya foram notificados no estado da Bahia em 2015, com 41 municípios registrando epidemias das três doenças simultaneamente. Para tentar mudar esta realidade, foi realizado neste sábado (13) um esforço de sensibilização e mobilização da população para combater o mosquito aedes aegypti, com a participação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e representantes dos governos federal, estadual e municipal em pelo menos 31 municípios baianos. 

Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi um sucesso o saldo da operação, que contou com aproximadamente seis mil militares em operações na capital e interior, além do reforço de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, diversos profissionais de saúde, além de gestores estaduais e municipais. 

"Precisamos engajar a população nesta luta, que é de todos, sobretudo, quando cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, o que significa que cada um deve fazer a sua parte", afirmou o secretário. Além da capital, destaque para a mobilização que aconteceu em Jequié (centro sul), Porto Seguro (extremo sul), Feira de Santana, Ilhéus (sul), Alagoinhas (nordeste), Juazeiro (norte), Camaçari (RMS) e Barreiras (oeste), entre outros municípios. 

Em Feira de Santana e Ilhéus

Em Feira de Santana, a primeira visita foi na residência da pedagoga Mary Correia, na rua Manoel da Costa Ferreira, 630. Cada canto da casa foi observado pela equipe, que orientou os moradores sobre as precauções. "Nós achamos que já temos todas as informações, que sabemos tudo sobre o mosquito, mas, quando conversamos com profissionais de saúde, percebemos que sempre há o que aprender. Com essa visita, me sinto preparada para o combate e, principalmente, entusiasmada para orientar minha comunidade e participar como voluntária nesta guerra".

A receptividade da população foi destacada pelo comandante do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, Tenente Coronel Cláudio. Segundo ele, sempre que os militares batem na porta de uma residência, são “bem recebidos pelos moradores. Notamos uma consciência e uma vontade grande da população em vencer a guerra contra o mosquito". 

Em Ilhéus, além dos militares, cerca de 150 equipes de agentes de endemias e de saúde, além de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e profissionais do Corpo de Bombeiros, visitaram os bairros de Malhado e Teotônio Vilela, os mais populosos do município, onde se concentra a maioria dos casos de dengue, zika vírus e chikungunya. Foram feitas visitas domiciliares para combate ao foco do mosquito, além da distribuição de panfletos educativos e informações sobre prevenção.

As atividades de conscientização também foram realizadas em pontos de grande movimento da cidade, como o terminal de transporte urbano, a Central de Abastecimento do Malhado e as imediações do Aeroporto Jorge Amado. De acordo com a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Sul, Marize Eduane Pinheiro, as ações conjuntas vão continuar na próxima semana, com a identificação e tratamento de focos, buscando a redução de notificações na região.

Jequié e Alagoinhas 

Em Jequié, "além de 28 equipes realizarem ações educativas, um mutirão de limpeza está ocorrendo em diversos bairros", ressaltou o superintendente da Assistência Farmacêutica da Sesab, Gilmar Vasconcelos. Em Alagoinhas e Juazeiro, os servidores dos Hospitais Dantas Bião e Regional de Juazeiro, respectivamente, se uniram ao mutirão de mobilização, onde além de orientar, conseguiram sensibilizar pessoas como Maria de Fátima Silva, que é dona de casa e mora no Centro de Alagoinhas.

“Em minha casa, eu e meus dois filhos já tivemos dengue, e sempre tive cuidado em deixar minha casa limpa. Infelizmente, alguns no bairro não tem essa preocupação. Estou fazendo minha parte e espero que com essa ação, outras pessoas se comprometam em manter seus quintais limpos, precisamos nos manter unidos nessa causa”, disse Maria de Fátima.

Juazeiro e Barreiras

No município de Juazeiro, o diretor do hospital regional, Lucas Chaves, destacou que a informação aliada à conscientização é essencial ao combate ao mosquito. “A melhor forma de evitarmos a dengue é combater o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, e este é um compromisso de todos. Essa missão se sustenta na atuação firme de todos, na conscientização popular, no papel disseminador da mídia ao informar e educar e na atuação de empresas, cada vez mais cientes do crescente papel da responsabilidade social”.

Em Barreiras, distante 870 quilômetros de Salvador, o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, falou sobre a importância da mobilização, enfatizando ser fundamental que todo cidadão tire, pelo menos, 15 minutos do seu dia para procurar possíveis focos em suas residências. “Já temos muitos exemplos de locais que, por meio da população, reduziram seus índices de infestações. Tenho certeza que com o engajamento de todos, teremos plenas condições de vencer esta batalha. Se cada um fizer a sua parte, sem dúvida teremos um efeito imediato na cidade e, com isso, Barreiras estará no topo das cidades que eliminaram o Aedes”.

Também presente à ação, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Oeste, Maria Raquel Aurora, explicou que o objetivo desse trabalho é mobilizar toda a cidade no controle ao mosquito. “Convocamos a população de Barreiras para que consigamos alcançar, pelo menos, 98% dos domicílios vistoriados e livre de focos". ..

Damião Medrado coloca Câmara de Vereadores na luta contra o Aedes aegypti

Integrando-se à mobilização nacional contra o Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do vírus da zika, o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado, participou hoje (Sábado, 13/02/2016), desde as primeiras horas da manhã, da força tarefa de 70 agentes de endemias, militares da Marinha e do Exército, representantes do Governo Estadual e Federal: o Diretor do IFBA Sertão, Emmanuel Victor Hugo Moraes, representando o Gabinete da Presidente Dilma e o ex-secretário de Saúde De Juazeiro e atual Diretor de Programação da SESAB, representando o Secretário Estadual de Saúde, além de líderes comunitários, empresas e de clubes de serviço, do Mutirão contra o Mosquito.

Denominado de Sábado da Faxina, a força tarefa, que inicia seus trabalhos em Juazeiro pelo Bairro Dom José Rodrigues a pedido do Presidente Damião Medrado, de acordo com as informações da Secretaria de Saúde de Juazeiro, irá intensificar os trabalhos de combate à proliferação do mosquito, com mutirões semanais e intensa mobilização de toda a sociedade. Para Damião Medrado, morador do bairro, “um mosquito não pode ser mais forte que a comunidade inteira” e “é de cada de nós a tarefa de eliminá-lo”...